PESQUISADORES DO PROJETO CORAL VIVO ENCONTRAM MAIS UMA CAIXA MISTERIOSA NO LITORAL DA BAHIA.
Na última quarta-feira (10/11), a pesquisadora Thais Melo, Coordenadora de Educação do projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, encontrou na praia de Arraial D’Ajuda, no sul da Bahia, mais uma das tais “caixas misteriosas” que vem aparecendo pelo litoral nordeste do Brasil. Na semana passada, pesquisadores do projeto já haviam encontrado uma em Abrolhos.
Um estudo feito pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revelou que as "caixas misteriosas" são fardos de borracha de um navio nazista, o MV Weserland, naufragado pelo destróier USS Sommers, da Marinha americana, em janeiro de 1944.
Em princípio, todos acharam que se tratava do mesmo lote de fardos que vem sendo visto desde 2018, pertencentes a outro navio naufragado na mesma época, o SS Rio Grande. No entanto, dois dados chamaram a atenção dos pesquisadores: a grande quantidade de fardos (cerca de 200) recentemente encontrados e a existência de um ideograma japonês, o kanji, em alguns deles, que não tinha sido visto até então.
A partir daí, pesquisadores do Labomar, em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas, fizeram novas buscas e encontraram o naufrágio de um navio alemão, que havia saído do Japão em direção à Europa durante a Segunda Guerra Mundial carregando fardos de borracha e uma carga de estanho (um tipo de metal).
Por enquanto, o fardo encontrado pelo projeto Coral Vivo será mantido na base do projeto em Arraial D’ajuda.