Kênia Esteves entrevista o Dr. Anderson Ventura, Neuro Cirurgião e Sócio do Hospital Navegantes, referência no Extremo Sul da Bahia

 “ Olá amigos! Um fator chamado “tempo”, dificultava a entrevista que trago para minha coluna de hoje. Mas como DEUS, é sábio, criou-se a oportunidade certa para que eu apresentasse ao mundo , a EVOLUÇÃO da Saúde no extremo Sul da Bahia. Afinal, este mundo o qual tenho acesso, passa por aqui o ano inteiro. Sejam moradores ou turistas. E por algum momento, podem precisar de um atendimento sério, com pessoas de caráter ímpar, que fazem questão de dar o melhor delas para que seus pacientes saiam curados e satisfeitos. Sendo assim entrevisto Dr. Anderson Ventura. Paulista, especializado em Neuro Cirurgia , que junto a um grupo seleto de amigos, igualmente médicos, fundou o HOSPITAL NAVEGANTES; uma referência na cidade de Porto Seguro. Que seja bem vindo!

K. E. 1: Dr. Anderson Ventura, seja bem vindo a Revista do Villa; e a minha primeira pergunta para o senhor , não poderia ser outra; o que lhe motivou  sair de SP, onde já tinha uma carreira estabilizada e vir para PORTO SEGURO? K.E. 2: Sua inspiração para a neurocirurgia, teve alguma influência significativa? K.E. 3: Vivemos em uma época a qual a “Sindrome do HD cheio”, é constante em nossas vidas. Qual a sua dica para driblarmos esse problema que assola a maioria das pessoas com esquecimentos constantes? K.E.4: Atualmente o que se conhece do cérebro humano?  K.E.5 O senhor com um grupo de amigos médicos fundou um dos melhores hospitais de nossa cidade de Porto Seguro; digo o HOSPITAL NAVEGANTES. Conte-nos um pouco desse “presente” que a cidade ganhou. K.E. 6: Quais os investimentos atuais e futuros que vocês já realizam e planejam para tornar a cidade ainda mais independente no quesito saúde? K.E.7: Um dos perfis que mais chama atenção no HOSPITAL NAVEGANTES, é o atendimento humanizado e acolhedor. Assim podemos dizer que a cura está ligada ao afeto? K.E. 8: Ter uma abordagem holística em um hospital, é uma novidade.  Através de que vivência o senhor trouxe esse olhar diferenciado para o HOSPITAL NAVEGANTES. K.E.9. No melhor estilo “Mens Sana in Corpore Sano, em que o senhor acredita para termos uma mente mais saudável? K.E. 10: E a pergunta que não quer calar; Rsrs; qual o lifestyle do ANDERSON VENTURA em sua própria ESSÊNCIA?  Muito obrigada , Parabéns, Sucesso e contem sempre comigo e com a REVISTA do VILLA . 

1) Na Verdade eu já havia me mudado de São Paulo para Poços de Caldas, MG, em busca de qualidade de vida logo depois de um tempo de matrimônio. Engajado em uma Universidade, clínica privada e hospitais, nem passava pela cabeça vir para Bahia. Certa monta aceitei um convite de um amigo que jveio morar e trabalhar em Porto Seguro e ao conhecer a região foi paixão na certa. Pensei: imagina só poder fazer história como médico nesta terra “Brasilis”? Daí o universo fez o resto.

2) Foi um mix de paixão pelo desconhecido e curiosidade pelo difícil (como muitos consideram) versus minha facilidade de apreensão do conhecimento e vocação de seguir com harmonia e prazer.

3) Mudança de paradigma de vida mesmo. Se estamos esquecidos estamos em estado de “doença” ou agravo à saúde, considerando o antigo (e atual) conceito da OMS sobre o que é saúde: “saúde é o perfeito bem estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença “. Sendo assim, considerar aquilo que todos sabem mas que mnemonicamente chamo dos 4 pilares de sustentação ou os 4 pés “da mesa da sua vida”: atividade física (movimentação); qualidade do sono, alimentação e emoção. Na correria do dia a dia devemos atentar para não deixar de lado aquilo que mais nos oferece saúde e consequentemente menor incidência de doenças. Exercitar ou movimentar-se diariamente, preferencialmente, desligar equipamentos eletrônicos emissores de luz (smart phones, tablets e computadores) pelo menos 1 ou duas horas antes de dormir. Nutrição saudável para um corpo e mente eficaz. E o mais importante no quesito HD cheio: como estão suas emoções e seu bem estar? Sente tristeza, ansiedade ou fadiga? Cuidar destas questões podem ser a ponte entre a saúde e a doença. O popular menos é mais para a mente não é diferente. Não é o quanto de informação você adquire ou é capaz de processar e sim o quanto você pode reter e acessar na hora em que precisar.

4) Essa é uma pergunta muito especulada por muitos estudiosos e seguramente poucos sabem ao certo o quanto temos de conhecimento entre o cérebro e a mente. O primeiro, o cérebro, creio que saibamos muito e não arrisco aplicar percentual: fisiologia, anatomia, histologia, patologias e etc. (conhecimentos bem definidos e quase imutáveis); já o segundo, a mente, quase nada sabemos. E só estou me referindo a vastidão da mente humana e não ao conceito de mente coletiva, mente universal ou mente e religiosidade. Nesta altura, expandimos demais o conceito e se acoplarmos tudo com a máquina biológica o “cérebro”, não seria exagero inferir que temos apenas um grão de areia de conhecimento no meio de todos os outros graus que constituem a mais belas das praias que se possa imaginar.

5) A ideia surgiu a partir de prurido na alma de todos os envolvidos. Vivenciávamos e sofríamos pela falta de infraestrutura apropriada para a resolução de várias patologias de baixa e média complexidade nesta região, a população pedia por algo diferente e novo e os colegas médicos também demonstravam interesse em contribuir. Por fim, interessados em fazer história e instinto em empreender, enfrentamos o desafio de oferecer um serviço de assistência médica e cuidados com a saúde da população de forma diferenciada e acolhedora.

6) Compomos o primeiro hospital com toda infraestrutura de atendimento de pronto socorro com profissionais diferenciados, laboratório 24 horas dentro do hospital, serviço de imagem 24 horas com tomografia computadorizada, radiografias e ultrassonografias, centro cirúrgico moderno, arco cirúrgico (intensificador de imagem) para procedimentos cirúrgicos ortopédicos, vascular e neurocirúrgicos dentre outros. Investimos também em cirurgia oncológica e estamos em fase de planejamento de ampliação para abordagem de complexidade maior com UTI, obstetrícia e outros recursos de diagnose e terapia. Aguardem.

7) Sempre. O tratamento técnico e bem sucedido sem empatia ou afeto é como pasta ao sugo sem queijo ou amor sem beijo. E já existem diversas publicações sérias na área da empatia com descrições da importância desta na relação terapeuta/paciente.

8) Na verdade não é uma novidade. Eu já havia me interessado por esses conhecimentos e reconhecendo que a ciência ou verdade de hoje não raro se tornará a não ciência (ou não verdade) do amanhã organizei meus conceitos fazendo um curso de pós graduação em medicina integrativa em uma das mais renomadas escolas desta área no país. O holístico historicamente veio com o Vedas (na medicina Ayerveda), na medicina chinesa, na antroposófica e outras medicinas tradicionais milenares que funcionavam e funcionam muito bem e tem seu espaço sim, por vezes em áreas que a alopatia não consegue atuar, por outro lado existem problemas que são mais fácil e rapidamente resolvidos com a alopatia e cirurgias e etc.  Na nossa leitura, não gostamos do conceito de medicina alternativa (alternativa de que e para quem serve?) como exclusão à alopatia por exemplo, mas preferimos o conceito de medicina ou de saúde integrativa, mais robusto e científico, mais amplo ou holístico e que considera o autocuidado como premissa maior e já são aplicados em alguns hospitais no Brasil e no mundo há pelo menos 12 anos. Em nosso serviço procuramos integrar as disciplinas sempre que possível respeitando a autonomia do paciente ou responsável bem como a do terapeuta dentro de um critério mínimo possível de cientificismo. Não acreditamos em “medicina substitutiva” e sim em conhecimentos prováveis que se complementam e que podem se integrar para o benefício do paciente.

9) Não existe uma receita de bolo, ou uma indicação precisa que sirva para todos. A meditação é uma delas e existem várias modalidades, mas nem todos absorvem os benefícios. Porém qualquer atividade estática ou dinâmica que lhe faça acalmar, desacelerar, mudar o foco do pensamento estressor pode e vai contribuir para uma mente sã. Encontrar seu senso de pertencimento social e cultivar bons relacionamentos e amizades, cultivar seu equilíbrio espiritual ou religiosidade, harmonia na família, considerar os 4 pilares da resposta 3, amor em todas as relações e em todas as coisas, sexo seguro e saudável, diversão, contato com a natureza, boa leitura, assistir bons filmes, artes em geral, promover o altruísmo, um bom papo, viajar, conhecer lugares diferentes, aprender novos conhecimentos  e sobretudo se autoconhecer e encontrar o seu propósito da forma mais justa e perfeita possível.  

10) O meu quesito “lifestyle” em essência é tudo o supracitado com foco maior na leitura, no cultivo dos 4 pilares, no estar com a família e amigos, diversão e viagens.





@revistadovilla_  @Luisvillarino_oficial  @fcdovilla_ui

Outras Notícias

Transtorno bipolar é a doença que mais causa suicídios

Pessoas com transtorno bipolar têm risco alto de suicídio, alertam especialistas. Transtorno requer tratamento medica...

Porto Seguro Praia Resort traz programação especial para a Páscoa

Uma boa pedida para aproveitar a Semana Santa com conforto, tranquilidade e toda a segurança que o atual momento exig...

Primeira parcela do Auxílio Emergencial pode ser liberado dia 18 de março

 A votação no Senado da PEC Emergencial está prevista para ser realizada hoje. A medida que trás controle dos ga...

Lançamos o edital do Processo Seletivo Gratuito para os Cursos Técnicos.

Por conta da pandemia da covid-19, não faremos prova e sim análise do histórico escolar. As inscrições serão realizad...

Primeiro hotel espacial terá capacidade para 400 pessoas.

A OAC está à procura de financiamento privado e, numa recente apresentação falou um pouco mais em detalhes sobre a Vo...

Empresários de Porto Seguro contam com serviço de entregas delivery da Giross

Com a pandemia ficou ainda mais latente a necessidade de as empresas terem um serviço de entregas delivery para atend...

Kênia Esteves entrevista Livia Ventura, a empreendedora que faz acontecer no Extremo Sul da Bahia

Agora, após idas a Itália e a montagem de um restaurante, claro, italiano, ela investe através do FIOS, um conceito e...

Maitei Hotel, de Arraial d'Ajuda, presta homenagem às mulheres durante todo o mês de março com promoção especial e gift para cuidados faciais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é comemorado em uma única data. No Maitei Hotel, porém, elas ganham especi...

PRIMEIRA GRANDE OBRA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO É REATIVAR O ANTIGO LIXÃO

Seria realmente cômico se não fosse trágico. Isso porque, contrariando frontalmente recomendação expressa do Min...

Em carta aberta, empresários pedem um posicionamento do prefeito Jânio Natal contra o Lockdown

Nesta sexta-feira (26), empresários de Porto Seguro enviaram uma carta aberta para o prefeito Jânio Natal e...

Mercado Imobiliário projeta crescimento de 10% em 2021

A empresa baiana JVF planeja lançar novos empreendimentos, um deles ainda neste semestre O ano de 2021 não começ...

SELETIVA OU PAGAMENTO DE CABOS ELEITORAIS?

Motivos de sobra realmente não faltam para desconfiar da seriedade administrativa do novo governo, cujos atos, pelo m...

A GRANDE RESPONSABILIDADE QUE PESA SOBRE O VICE PAULINHO TOA A TOA

 A uma, primeiramente, que Paulinho se declara um cristão convicto e, como se sabe, a quem muito foi dado, muito...

CARNATÔA OFF & ALEGRIA ON

O Tôa Tôa realiza no período do Carnaval uma programação interativa respeitando todos os protocolos necessários para ...

Prefeitura forja contrato “emergencial” para pagar dívida de campanha

 O IVP não compactua e jamais compactuará  com desmandos, perseguições e revanchismos políticos e, muito menos, com a...

DECRETOS FRAUDULENTOS SERÃO ALVO DE DENÚNCIAS

E como nem tudo são flores nesse início de gestão, o IVP já prepara sua primeira Ação Popular contra as dua...

Zé Neto e Cristiano confirmados para o Réveillon Axé Moi 2022

Além da dupla, Marilia Mendonça, Leo Santana e mais três atrações completarão a grade do eventoNos dias 29, 30 de dez...

Agnelo diz que construção de novo aeroporto deve começar este ano

A entrevista que o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD), concedeu ao RADAR 64 na sexta-feira (05), gi...

La Torre Resort conquista selo de certificação Great Place To Work 2021 - GPTW

 O La Torre Resort All Inclusive de Porto Seguro-BA conquistou pela segunda vez consecutiva o selo de certificaç...

Covid-19: mais de 3 milhões de pessoas já foram vacinadas no Brasil

Até esta quinta-feira (4), o Brasil já vacinou 3.043.034 pessoas contra a Covid-19. Hoje, foram aplicadas 250.216 dos...