Começam as inscrições para o CNH Social, que oferece carteira de motorista de graça

Conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o sonho de muitos brasileiros. Seja para trabalhar ou para usufruir da liberdade de dirigir por aí, o processo para emissão do documento é caro. Conheça duas alternativas – a CNH Social e a CNH Popular – que têm como objetivo baratear os custos da habilitação.


O projeto foi concebido pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) com o objetivo de favorecer a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho, por meio do financiamento de um número restrito de CNHs, na categoria “B”. Há ainda a oferta de curso de qualificação para os participantes, contribuindo com o aumento da empregabilidade e da renda.

Também é possível solicitar, no programa CNH Social, a mudança de categoria de “B” para “D”.

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3904/2019, que quer nacionalizar o projeto da CNH Gratuita.

CNH Social em GO

No mês de novembro, o governo de Goiás sancionou a Lei 20.637, que instituiu o fornecimento de cerca de oito mil unidades da CNH Social. As inscrições para pessoas de baixa renda nas modalidades estudantil, urbana e rural terão início em dezembro no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Estão inclusos no programa a isenção das taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), exames médicos e psicológicos, licença de aprendizagem, inclusão de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), cursos teórico e prático e agendamento de provas teórica e prática (incluindo até três retestes).

Atualmente, tirar a CNH no estado custa, de acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, cerca de R$ 1,3 mil para categoria A e R$ 1,6 mil para B – sem reteste.

CNH Social ES

Os interessados em utilizar o benefício e solicitar a habilitação gratuita no Espírito Santo devem fazer a inscrição no Detran-ES.

O Programa CNH Social foi instituído pelo Governo do Estado por força da Lei nº 10.786, de 2017, que altera a LEI original N° 9.665, de 2011. Em 2019, a primeira etapa da seleção aconteceu de 06 a 15 de maio. Na ocasião, foram liberadas 2.500 vagas.

Inscrição CNH Social

Podem se candidatar ao programa jovens que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, moradores da área urbana e rural.

Os candidatos não poderão ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição. A nota, em ordem decrescente, será um dos critérios de seleção. Por isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória do desempenho obtido.

Para conquistar uma vaga na modalidade Urbana da CNH Social, é necessário ter mais de 21 anos, estar inscrito no CadÚnico, comprovar a conclusão do Ensino Fundamental e morar na cidade. Já na Rural, além de ser maior de 21 anos e comprovar o Ensino Fundamental, também é preciso apresentar a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

CNH gratuita em outros estados

No Acre, estudantes de ensino médio podem fazer o curso teórico gratuitamente participando do programa Jovem Aprendiz no Trânsito.

Já no Maranhão, por meio do programa CNH Jovem, alunos de escola pública que obtém bons resultados no Enem conseguem tirar o documento de graça.

Em Sergipe, o Detran mantém a Escola Pública de Trânsito, que oferece as aulas teóricas e práticas para a primeira habilitação.

Na Bahia, há duas formas de conquistar a primeira habilitação gratuita. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran– EPTRAN, que dá acesso gratuito à primeira habilitação as pessoas de baixa renda.

No Estado do Amazonas foi firmado uma parceria entre o governo e sindicato dos Centros de Formação de Condutores e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão, além do próprio site do DETRAN. O projeto é semelhante à CNH Social.

O Estado de Pernambuco é um dos mais frequentes na participação do programa, estando na 9ª participação. Podem participar pessoas cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, egressos do sistema penitenciário, sócio educandos da Funase, desempregados (renda familiar até três salários mínimos) e alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.

Ceará participa do CNH Social desde 2009, sendo financiado pelo Governo Estadual, e abrange as categorias A e B, para pessoas acima de 18 anos de baixa renda.

Na Paraíba podem participar pessoas vinda dos Programas Pró jovem ou Brasil Alfabetizado e pessoas egressas do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação. Para categorias A e B, além de mudanças para categorias C, De E.

CNH Popular

O CNH Popular é um programa de iniciativa privada que tem como objetivo democratizar o processo de habilitação. Para tanto, o projeto, que tem oito anos e já atingiu 100 mil pessoas, oferece condições de pagamento e valores diferenciados para os consumidores de baixa renda.

Outras Notícias

“Super Humano” Carlos Dias vai encerrar o Desafio Mil Milhas Brasil no La Torre Resort de Porto Seguro-BA

O ultramaratonista de desafios ao redor do planeta, organizador de corridas, clínicas de corrida e palestrante, Carlo...

Operação Carnaval 2020 reforçará fiscalização em BRs da Bahia a partir desta sexta

Começa na próxima sexta-feira (21) e vai até as 23h59 da quarta-feira (26) a Operação Carnaval 2020. Segundo a Políci...

Veracel Celulose divulga edital para contratação de: Estagiário Nível Superior (Gerência de Silvicultura)

  REQUISITOS: Estar cursando Engenharia Florestal, em fase de conclusão de curso.Conhecimento em Pacot...

Nota de Esclarecimento:Caso confirmado de influenza A no município de Porto Seguro/BA

          A paciente F.F.F. proveniente da Alemanha deu entrada no Hospital Luís Eduard...

Golçnho de encontrado morto em praia de Porto Seguro

Um golfinho foi encontrado morto na Praia de Taperapuan, Orla Nortede Porto Seguro, por volta das 15h desta terça-fei...

Promoção do Carnaporto Axé Moi 2020 será encerrada

Ofertado pacote promocional no site do evento acaba no próximo dia 16 de fevereiro Atenção! Últimosdias para gar...

Correios inaugura Centro de Distribuição Domiciliar em Porto Seguro

 O município de Porto Seguro vai dispor de um novo Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios, a ser inaugur...

Carnaval vai agitar o La Torre Resort na Praia do Mutá de Porto Seguro

Carnaval vai agitar o La Torre Resort na Praia do Mutá de Porto SeguroCurtir um Carnaval no cenário paradisíaco da Pr...

COELBA AMPLIA SISTEMA ELÉTRICO NO LITORAL SUL DA BAHIA

A concessionária entrega obra de ampliação da sua subestação em Belmonte, aumentando a oferta de energia na regiãoA C...

Hotel Boutique Casa La Torre de Trancoso tem exposição de joias de Giorgio Brunelli

Pingentes misturando metais preciosos e pedras exóticas, formas inovadoras que parecem nascer de uma mente que sabe e...

Carnaporto Axé Moi 2020 divulga programação diária

OGrupo anuncia, também, a ultima virada de lote, que ocorrerá no dia 25 deJaneiro Já viroutradição: há mais de 2...

Porto Seguro e Rio de Janeiro são os destinos mais em alta para o Carnaval 2020

Salvador e Porto Seguro, ambos na Bahia, e Rio de Janeiro são os três destinos mais em alta para curtir o Carnaval 20...

Pros anuncia Popó Freitas como pré-candidato a prefeito de Salvador

Presidente do Pros na Bahia, o deputado federal Uldurico Júnior anunciou, nesta quarta-feira (8), que o ex-boxeador &...

Bombeiro é preso ao tentar roubar celular em Porto Seguro

Um bombeiro foi preso na tarde de terça- feira (7) acusado de tentar roubar o celular uma jovem de 19 anos, na Orla N...

Veracel Celulose divulga edital para contratação de Especialista em Planejamento Estratégico

REQUISITOS: Formação superior em Administração ou áreas afinsConhecimento em ferramentas de Lean Seis SigmaConhe...

Patrulhamento da PM apreende drogas em barco; envolvido é capturado

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) da Polícia Militar prenderam um traficante...

Abertas as inscrições para o Carnaval Cultural 2020, em Porto Seguro

As festividades do Ano Novo nem terminaram ainda e a Prefeitura de Porto Seguro já está se preparando para o Carnaval...

Animação marca Réveillon do Porto Seguro Praia Resort

A virada do ano no Porto Seguro Praia foi marcada pelo alto astral das famílias que escolherem dar as boas vindas a 2...

Terceiro dia do maior e melhor Réveillon do Nordeste reuniu grandes sucessos do axé em Porto Seguro

 O terceiro dia do maior e melhor Réveillon do Nordeste começou com o cantor Tatau, que trouxe os grandes sucess...

Naiara Azevedo comandou show da virada para 2020 na Passarela do Descobrimento

O ano de 2020 chegou com uma grande festa em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento, onde mais de 100 mil pessoa...