Mastologista Dr Hugo Cedro fala sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

Durante todo o mês de Outubro, Porto Seguro tem intensificando importantes ações voltadas ao combate do câncer de mama. As atividades, que tem acontecido em todas as unidades de saúde da família, estão integradas ao Projeto Porto Seguro Rosa, em sua 4ºedição, com a finalidade de ampliar o engajamento da sociedade na luta contra a doença por meio da prevenção.

 

Porto Seguro registra mais de 12.800 mamografias realizadas desde a criação do projeto Decisão de Peito, na gestão da Prefeita Cláudia Oliveira.  O município conta com  a atuação do médico Hugo Cedro, especialista em mastologia, referência no atendimento e tratamento das doenças da mama.  Como mastologista, desenvolve trabalho direcionado na prevenção, diagnóstico e intervenção cirúrgica nos casos de câncer de mama na cidade de Porto Seguro, pelo Sistema Único de Saúde.

Conversa com Mastologista Hugo Cedro


Para o mastologista Hugo Cedro, são grandes os avanços obtidos com a implantação do Porto Seguro Rosa, favorecendo a ampliação ao acesso dos exames de mamografia, possibilitando atenção integral à saúde da mulher. "Antes da implantação do Porto Seguro Rosa, as pacientes eram encaminhadas para Itabuna, havia deslocamento para outra cidade e, consequentemente, os diagnósticos eram tardios, mas com a criação do Outubro Rosa, em Porto Seguro, os avanços são reais, levando-se em conta que está sendo disponibilizado serviços de referência, com base em mamografias modernas, diagnóstico precoce, oportunizando o rastreamento e tratamento de qualidade para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, favorecendo o aumento da cobertura de mamografias, acesso a especialista em oncologia e mastologista,  ou seja, os benefícios são muitos", enfatiza. 

O mastologista explica que 90% dos casos de câncer de mama diagnosticados no estágio inicial, tem cura. "A prevenção continua sendo o principal mecanismo de cuidado à saúde. A idade constitui um importante fator de risco, portanto, é necessário que as mulheres estejam atentas a regularidade dos exames clínicos da mama e a realização da mamografia anual, pois a detecção precoce do câncer de mama aumenta progressivamente a cura, reduzindo os índices de mortalidade", esclarece.

 

Entre as recomendações, Dr Hugo Cedro reforça a necessidade das mulheres manter um padrão de vida saudável. "Fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida estão integrados a hábitos saudáveis, com a prática de atividades físicas, manutenção do peso, adesão à alimentação equilibrada, evitar álcool e associado a esses procedimentos, conservar a regularização dos exames preventivos, ir ao médico sem apresentar sintomas nas mamas é buscar a prevenção”, afirma.


Outras Notícias

Presidente da CMPS participa de reunião com representantes indígenas

Representantes do CONPACA, Conselho de Caciques Pataxó, de 19 aldeias indígenas  reuniram-se nesta quinta-feira ...

Ajufe sugere Moro e outros 29 juízes para vaga de Teori Zavascki no Supremo

O nome do juiz federal Sérgio Moro foi sugerido pela Associação dos Juízes do Brasil (Ajufe) para a vaga do ministro ...

Pesquisa indica que Lula pode vencer eleições em 2018 se não for preso por Moro

Uma pesquisa feita pela newsletter Relatório Reservado sugere que as eleições presidenciais de 2018 estão nas mãos do...

Brazouka inicia bailes todos os sábados em Porto Seguro

A companhia de dança internacional Brazouka, fundada há cinco anos, tem levado os ritmos da lambada, forró, ballet cl...